Sapadores Florestais

A AFLOBEI possui duas equipas de Sapadores Florestais, sedeadas nos concelhos de Castelo Branco e Idanha-a-Nova.

Cada equipa é composta por cinco elementos que desenvolvem operações de silvicultura preventiva, funções de prevenção, vigilância, primeira intervenção, rescaldo e ainda, excepcionalmente, de apoio ao combate aos incêndios florestais.

 

No ano de 2016 as equipas de sapadores realizaram cerca de 40 ha de operações de silvicultura preventiva em serviço público e cerca de 370 ha em serviço aos associados.

 

Relativamente à vigilância móvel em acções de prevenção e apoio ao combate a incêndios florestais, estas equipas de Sapadores Florestais prestaram serviço desde 1 Julho a 15 Outubro, localizadas nos L.E.E. respectivos - Serra do Ramilo, situados na freguesia de Penha Garcia e Monte de S. Martinho, situado na freguesia de Castelo Branco.

 

No âmbito da legislação em vigor, serviço público obrigatório, vigilância armada nos respectivos LEE, detecção e supressão de incêndios florestais e na gestão de combustíveis foram considerados 88 dias. As equipas participaram em 17 ocorrências, 4 das quais em primeira intervenção.