Parcerias
Serviço de Aconselhamento Florestal
A AFLOBEI foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura como entidade prestadora do Serviço de Aconselhamento Agrícola, no âmbito de uma parceria liderada pela CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal.
O serviço é personalizado e envolve a recolha, análise e tratamento de informação obtida na exploração agrícola, e o esclarecimento e aconselhamento do agricultor para cumprimento dos indicadores de condicionalidade a que está sujeito. (Desde 2017)
CONFAGRI - Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal
Protocolo de subdelegação de tarefas com a Confagri, que permite à AFLOBEI a execução de acções e tarefas de apoio aos agricultores para a recepção de ajudas e apoios financeiros, no âmbito da agricultura, do desenvolvimento rural e das pescas, bem como da revisão de parcelas agrícolas inscritas no parcelário. (Desde 2015)
Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa
Protocolo de parceria com o Instituto Superior Técnico, no âmbito do Projecto ExtEnSiTy – Sistemas de Gestão Ambiental e de Sustentabilidade na Agricultura Extensiva, que visa optimizar o desempenho económico, social e ambiental das explorações agrícolas. (Desde 2007 a 2015)
Projecto Terraprima – Fundo Português de Carbono
No âmbito do projecto Terraprima – Fundo Português de Carbono, a AFLOBEI presta apoio administrativo a produtores agro-florestais e agricultores, no processo de celebração do contrato. (Desde 2007 a 2015)
RU.DE - Associação de Desenvolvimento Rural
Parceria com a RU.DE – Associação de Desenvolvimento Rural com vista à cooperação na definição e desenvolvimento da Estratégia de Desenvolvimento Local 2020 para a NUT Cova da Beira, no espírito da iniciativa comunitária LEADER e do desenvolvimento de base comunitária. (Desde 2014)
Grupo de Acção Local Beira Interior Sul
A AFLOBEI é um dos cinco membros do Órgão de Gestão do Grupo de Acção Local Beira Interior Sul. Os GAL são responsáveis pela elaboração e gestão de Estratégias Locais de Desenvolvimento (ELD) para os seus territórios, integradas na abordagem Leader do PRODER. (Desde 2011)
Altri Florestal
Parceria com a Altri Florestal para colaboração entre ambas as entidades, que visa contribuir para a valorização das explorações florestais de associados da AFLOBEI. A Altri Florestal apoia a AFLOBEI e vice versa na realização de auditorias internas ao sistema de gestão florestal sustentável. (Desde 2009 a 2011)
Estrutura Local de Apoio da Intervenção Integrada do Tejo Internacional
A AFLOBEI faz parte da Estrutura Local de Apoio (ELA) da Intervenção Integrada do Tejo Internacional, em conjunto com DRAP Centro, ICNF, e QUERCUS.
Os membros da ELA são responsáveis pela dinamização e acompanhamento de candidaturas agro-ambientais e silvo-ambientais do PRODER. (Desde 2008 a 2011)
Escola Superior Agrária de Castelo Branco
Protocolo com a ESA de Castelo Branco para colaboração em projectos comuns a ambas a entidades, nos domínios da realização de acções de formação, de estudos, de acções de desenvolvimento tecnológico, de inovação, de investigação, de experimentação e de divulgação. (Desde 2009)
Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro
Protocolo de Parceria com a DRAP Centro, para colaboração em projectos comuns a ambas as entidades, nos domínios da realização de acções de formação, de estudos, de acções de desenvolvimento tecnológico, de inovação, de investigação, de experimentação e de divulgação. (Desde 2008) 
Câmara Municipal de Castelo Branco

Protocolo com a Câmara Municipal de Castelo Branco, no âmbito do desenvolvimento da actividade da AFLOBEI. (Desde 1999)

Biond - Forest fibers from Portugal

Projecto melhor Eucalipto - Programa limpa e Aduba - O programa limpa e Aduba insere-se dentro do Projecto Melhor Eucalipto e pretende apoior e incentivar os produtores florestais na adopção de boas práticas de manutenção dos povoamentos de eucalipto.

Numa parceria conjunta entre a industria e os produtores florestais, este programa tem como objectivos reduzir o risco de incêndio e melhorar a produtividade florestal, criando e distribuindo riqueza na floresta nacional de eucalipto.

Os beneficiários deste programa estarão ainda a adoptar boas praticas de gestão que vão de encontro aos principios da certificação florestal, podendo ajudá-los no cumprimento dos requisitoas da certificação quer os eucaliptais já se encontrem certificados ou caso se pretenda efetuar a adesão a um sistema de certificação.

Protocolo de cedência de plantas de Eucalipto

A AFLOBEI, via UNAC tem um Protocolo com a The Navigator Company (antiga Portucel Soporcel) de cedência de plantas melhoradas de eucalipto. Este protocolo visa incentivar o uso de melhor material genético, promover a adopção das melhores praticas e a melhoria da produtividade das novas plantações de eucalipto. O registo e processamento de encomendas de plantas de Ec (clonais; seminais melhoradas e seminais seleccionadas) é feita pela AFLOBEI, apenas, por via plataforma on-line.