Apoio Técnico à Gestão Agro-Florestal

A AFLOBEI presta serviço de consultoria técnica florestal, com apoio e assessoria à gestão de explorações florestais e agro-florestais.

Podemos apoiá-lo no desenvolvimento de todo o tipo de projectos e actividades que visem preservar, dinamizar e valorizar a floresta portuguesa a todos os níveis: social, ambiental e económico. 

Projectos de Investimento Florestal

Elaboração, acompanhamento e execução de projectos de investimento em explorações florestais e agro-florestais, com ou sem recurso a candidaturas a apoios nacionais ou comunitários, incluindo o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020). Acompanhamento técnico das consolidações de projectos florestais já instalados.

Planos de Gestão e Defesa da Floresta

Elaboração de:

  • Planos de Gestão Florestal (PGF);
  • Planos Específicos de Intervenção Florestal (PEIF);
  • Planos de Ordenamento e Exploração Cinegética (POEC).

Cartografia Digital

Realização de serviço de levantamento cartográfico com recurso a GPS, elaborando a respectiva cartografia digital; Elaboração cartográfica temática ao nível da ocupação do solo, sedes de infra-estruturas e hidrografia, etc; Vectorização de cadastro predial rústico; Criação e manipulação de geodatabases.

Produtos Florestais

Acompanhamento técnico na venda, corte e extracção de produtos florestais: madeiras de eucalipto e de pinheiro, cortiça, cogumelos, pinha e etc.

Operações de Silvicultura

Realização de operações de silvicultura preventiva e de melhoria produtiva dos povoamentos, que visam reduzir o risco de factores bióticos e abióticos em áreas florestais, assim como valorizar os povoamentos.

Floresta Multifuncional

Valorização da biodiversidade florestal através da exploração dos seus serviços e subprodutos, incluindo cogumelos, biomassa florestal, frutos silvestres, pastagens permanentes, ervas aromáticas e mel, caça e engorda de porco preto em regime de montanheira.

Licenciamento dos Recursos Hídricos 

Apoio no licenciamento da utilização dos recursos hídricos, cobrando apenas os custos mínimos do processo.

Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal (SAAF)

A AFLOBEI foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura como entidade prestadora do Serviço de Aconselhamento Agrícola, no âmbito de uma parceria liderada pela CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal.

O serviço é personalizado e envolve a recolha, análise e tratamento de informação obtida na exploração, o esclarecimento e aconselhamento para cumprimento dos indicadores de condicionalidade a que está sujeito.

Avaliação da Qualidade da Cortiça

As associações que compõem a UNAC – União da Floresta Mediterrânica, disponibilizam um Serviço de Avaliação da Qualidade da Cortiça aos seus associados.

Serviços Ambientais

Intervenção na produção energética a partir de biomassa florestal, culturas energéticas e outros recursos renováveis da fileira; Intervenção no mercado de carbono, nomeadamente no controle, avaliação e certificação da emissão de gases de efeito de estufa.